Seja Bem Vindo, ao blog RH e T&D

“Os analfabetos do próximo século não são aqueles que sabem
ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender,
reaprender e voltar a aprender.”
Alvin Toffler

segunda-feira, 14 de julho de 2008

A importância do Recrutamento e Seleção

O departamento de Recursos Humanos é visto atualmente como fortalecedor da estratégia e performance organizacional, a fim de garantir mais qualidade, maior produtividade e maior comprometimento de seus colaboradores. Dessa forma é necessário que os profissionais de Recursos Humanos entendam que
“Habilidades Humanas estão relacionadas com o trabalho, com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais” (Chiavenato, 2003).

Toda organização vive de seus resultados e seus resultados são gerados através de seus colaboradores, que precisam estar comprometidos com a organização e identificados com sua posição de trabalho. Sendo assim, evidencia-se a importância de um recrutamento e seleção eficaz e eficiente. A seleção por competência é a ferramenta mais adequada para identificar um colaborador produtivo e comprometido com a organização.

“Tanto a Gestão por Competência quanto a Seleção por Competência devem ser utilizadas de forma estratégica”.
“Não há como fazer Seleção ou Gestão por competências se antes a empresa não passar por um processo de “alinhamento” de visão e mapeamento das competências”. (Rogério Leme, Seleção por competência, 1a edição, RJ, Ed Qualitymark, 2007).


As técnicas para avaliação e seleção de candidatos são renovadas constantemente, e apesar da tecnologia vir ao encontro das necessidades coorporativas para uma seleção rápida e eficiente, constata-se, entretanto que “Nas áreas de staff os desafios também são grandes, pois os currículos são construídos para atrair os Selecionadores, porém nas entrevistas, provas de conhecimento específico da área o conteúdo fica a desejar. Há candidatos que para conseguirem o emprego falam de cursos Universitários que não fizeram, e isto já precisa ser sempre investigado”, conforme constatação da professora universitária Maria de Fátima Martins Diretora da RH First Line e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação do MBA em Gestão de Pessoas da Universidade São Marcos e do Grupo TeD.
A seguir, são apresentados alguns meios que viabilizam o Recrutamento e Seleção de forma ágil e eficiente.




– Técnicas de Recrutamento e Seleção
Existem hoje várias formas de recrutamento e seleção, mas dentre as pesquisadas acredita-se que a seqüência abaixo apresentada seja a estratégia adequada:

- Recrutamento – internet como meio de recrutamento (site próprio)
· avaliação do currículo acadêmico - formação
· avaliação de currículo experiência - histórico
· apresentação pessoal – imagem pessoal, comportamento social, postura.
· identificação de talentos

- Seleção (os testes on-line, na realidade, serão feitos dentro da empresa, evitando que terceiros auxiliem os possíveis candidatos).
· dinâmicas interativas on-line – jogos de seleção – línguas estrangeiras – conhecimentos gerais – português – lógica – matemática
· entrevista de habilidades e competências
· treinamento de capacidades – nessa etapa é necessário que cada candidato monte sua estratégia e apresente-a, com o objetivo demonstrar seu potencial como profissional.
· política de Recrutamento e Seleção

- Gestão de terceiros
· autônomos
· prestadores de Serviços – contrato temporário
· mão de obra terceirizada

Nenhum comentário: