O Departamento de Recursos Humanos e o Departamento Pessoal - CLT, na função de executar e apoiar na sua área de competência necessitam focar o bem-estar e a satisfação do cliente interno (colaborador) e do externo, influindo diretamente em sua eficácia e na sua eficiência.
Portanto, como únicos setores dentro da empresa aptos a prestarem suporte de intercâmbio direto de empregados x empresa x empregados, a análise do apoio prestado pelos serviços desses departamentos em questão reveste-se de grande relevância para o crescimento da organização e ampliação da capacidade operacional da atividade prestada.
Esta logística sofre influências diretas do gerenciamento dos serviços oferecidos pelos Recursos Humanos e das diretrizes implantadas no Departamento Pessoal, uma vez que a Organização possua infraestrutura inovadora, atual e de grande interesse e valores voltados ao cliente interno e externo.
A carência de um caráter não ‘corrompido’ dentro desses Departamentos, RH e DP, vem transformando as organizações em um campo de competitividade com queda no nível dos valores éticos e morais, às vezes sem limites. Esse fato vem transformando pessoas que antes deveriam ser exemplos de conduta, e assim diversos problemas, que se arrastam e que vem crescendo ao longo das últimas décadas, impossibilitam um gerenciamento mais inovador e respeitado dentro das organizações.
Desta forma, e com a visão voltada para o “caráter corrompido” das lideranças dos departamentos em questão, é de extrema importância à pesquisa dos métodos hoje adotados nesses setores, RH e DP, a fim de rever, dentro das organizações, o gerenciamento, que hoje é capaz de influenciarem muitas das decisões em diversos níveis administrativos, freqüentemente prejudicando a organização como um todo.
Sendo assim, a quantidade e a qualidade dos profissionais, bem como a qualidade e a estruturação aplicadas dentro das organizações se refletem diretamente na economia de recursos financeiros, restringindo o crescimento institucional.
A temática proposta tem sua relevância no apresentar as ações de um Serviço de Recursos Humanos e de Departamento Pessoal inovadores e que pretendem, em particular, serem implantados na empresa em fase de estruturação.
Esclarecidas as justificativas que motivaram este trabalho científico, é apresentada a seguir a metodologia a ser a ser aplicada.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
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