Um setor de RH estratégico, não só capacita, como oferece ferramentas eficientes para uma aplicabilidade de técnicas que visem à qualidade, o processo eficaz e eficiente de uma mão-de-obra produtiva e qualificada.
Implantar um processo de Consultoria interna de Recursos Humanos significa ter um profissional qualificado adequadamente para fazer o melhor trabalho, visando atender o cliente interno da melhor forma possível com clareza de intenções e no tempo desejado. (ORLICKAS, Elizenda.1999, c. 10, p. 179).
A nova percepção, sobre a missão da administração dos Recursos Humanos, exige que,
Os recursos humanos constituem o capital humano (adicional ao capital financeiro e ao patrimônio) da organização. Nos dias atuais o capital humano é considerado, juntamente com a marca do produto, o grande patrimônio. Imaginem o valor da maior empresa do mundo, a Microsoft. Ela vale algumas centenas de bilhões de dólares. De onde vem este valor? Poucos duvida de que grande parte dele é o valor da equipe de profissionais que nela trabalha, o capital humano. (MARANHÃO, Mauriti. 2000, p. 68).
Os gestores devem ter a preocupação de aperfeiçoarem seus conhecimentos, e se tornarem capazes de produzir células de trabalho que também o façam. É importante saber, que independentemente, do contexto de condução do processo de transformação, a preocupação, deve estar voltada para que sejam sanadas as deficiências, que interfiram no alcance dos objetivos da organização.
O papel do departamento de Recursos Humanos é essencial para o desenvolvimento dessa estratégia. Obter informações qualificadas, para que se desenvolva um sistema estratégico adequado, que se alinhe qualidade, comprometimento, ações de conhecimentos e avaliações constantes dos processos ativos. Todos esses processos, juntos, são de fundamental importância, para que a organização atinja seus objetivos.
O investimento no departamento de Recursos Humanos vale a pena, ele traz para empresa um valor fundamental para o sucesso do nosso negócio, nos ajuda a construir alicerce do bom relacionamento, e, com melhor auto-estima. (Roberto Justus, Revista Profissional e Negócios. SP, Agosto de 2007. ano XI, nº111, p 77).
O mercado de trabalho, nesse início do século 21, vive um dos seus momentos mais marcantes, a globalização. Nesse momento, o departamento de Recursos Humanos passa a ser estratégico não apenas em suas ações como também na capacidade de entender a nova estrutura organizacional que incorpora colaboradores do mundo todo e, de atender a esses novos colaboradores suprindo suas expectativas e necessidades.
O modelo de Consultoria Interna de Recursos humanos propõe à macro visão das questões de RH. (ORLICKAS, 1999).
Outro tema, bastante citado, dentro das organizações é a Responsabilidade Social e/ou Crescimento Sustentável (CONARH 2007), onde a preocupação não é apenas atingir objetivos, mas também como atingi-los. A responsabilidade e a sustentabilidade, não estão ligadas apenas à reciclagem dos profissionais dentro da empresa, mas também à construção de uma consciência do colaborador direcionada para a preservação do meio-ambiente. Algumas empresas já estão trabalhando apoiadas em três fatores convergentes: econômico, social e ambiental - o conhecido bottom line[1], que está associado a uma negociação permanente entre governo, sociedade e a própria empresa e seu público interno.
Mais uma vez, cabe ao departamento de Recursos Humanos, coletarem dados e viabilizar projetos e propostas para que esse novo conceito seja aplicado dentro da organização e vivenciado de forma consciente por seus gestores e colaboradores. Nesse sentido, a importância do departamento de Recursos Humanos passa a ser cada vez maior dentro das organizações, deixando definitivamente de lado o caráter apenas burocrático, passando a ser um departamento estratégico e com grande força para ser o start up [2] de novas técnicas e ações estratégicas dentro das organizações.
Responsabilidade Social significa a atuação responsável social, as atividades de beneficência e os compromissos da organização com a sociedade em geral e de formas mais intensa coma aqueles grupos ou parte da sociedade com a qual está mais em contato (CHIAVENATO. 2004, p.483).
[1] bottom line: Triple bottom line ou People, Planet, Profit são os resultados de uma empresa medidos em termos sociais, ambientais e econômicos.
[2] start up: Inicio. Partida
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
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