Seja Bem Vindo, ao blog RH e T&D

“Os analfabetos do próximo século não são aqueles que sabem
ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender,
reaprender e voltar a aprender.”
Alvin Toffler

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

PDCA - PLAN – DO – CONTROL -ACTION

Para complementar os conceitos estratégicos apresentados, buscou na Gestão de Processos da Qualidade, uma ferramenta para facilitar a visão de resultado e a manutenção dos mesmos, PDCA – Planejar, Executar, Controlar e Atuar corretivamente[1], pois a metodologia dessa ferramenta está voltada para os conceitos sobre Gestão de Processos e que são aplicáveis a todas as espécies de organizações, definidas como grupo socialmente constituído e organizado, tais como fábrica, governo (federal, estadual, municipal), indivíduo, clube, etc., com uma finalidade comum. No texto,
Fayol[2](citado por CHIAVENATO.2003), define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da administração, isto é, as funções dão administrador, a saber: Prever – visualizar o futuro; Organizar – constituir o duplo organismo material e social da empresa; Comandar – dirigir e orientar o pessoal; Coordenar – ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços coletivos; Controlar – verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. (CHIAVENATO.2003, p.81).

Gerenciar dentro da abordagem por processos também significa analisar as pressões, internas e externas, a que essa está sujeita, utilizando-as como fator decisivo na melhoria da gestão, por meio de constante busca pela eficiência corporativa, bem como pelo atendimento eficaz aos anseios do ambiente exterior. Segundo Mauriti (2004), processo é uma transformação de algo existente em outra coisa, ou seja:
ENTRADA ► TRANSFORMAÇÃO ► PRODUTO
Processo, definição.
Fonte: MARANHÃO; MACIEIRA, 2006, p.12


A gestão por processos impõe participação ativa de todos os integrantes da organização, criando ambiente propício para as mudanças. O resultado é a adoção de um recurso criador de sinergia entre empresa e funcionários.
A ferramenta básica de implementação dessa filosofia é uma variante do Ciclo:
P - D - C - A (do inglês “Plan – Do – Control – Act”, ou “Planejar – Implantar – Controlar – Corrigir):
Ø Comunicação ao efetivo das estratégias, objetivos, processos e requisitos dos clientes, responsabilidades individuais e grupais, bem como as recompensas.
Ø Desenvolvimento no indivíduo da percepção de ser proprietário do empreendimento.
Ø Associação da estratégia com o talento, fomentado para atingir seu potencial máximo, otimizando a atuação individual nos processos.
Ø Medição e avaliação da diferença entre resultados processuais e previsão do planejamento.
Ø Confirmação da eficácia de gestão dos líderes e atuação corretiva para incremento de resultados e satisfação dos indivíduos.
Ø Reinício do ciclo até plena realização das metas desejadas.
A mensuração ou avaliação de desempenho é um processo pelo qual o gestor avalia o comportamento do funcionário no trabalho, ao medi-lo e compará-lo com padrões previamente estabelecidos, documenta-se os resultados e os comunica o funcionário. (GRIFIFIN e MOORHEAD. 2006, p.162).

Quando os processos são medidos, é possível revelar informações sobre a adequação ou inadequação dos resultados, habilitando o gerente a implantar um processo decisório bem sucedido; medições são, portanto, fonte segura e realista na tomada de decisões consistentes.
Essas são algumas sugestões de ferramentas, de gestão de negócios que foram estudadas e que vem mostrando sua eficácia para atrair e reter talentos numa organização. Um colaborador com perspectivas de crescimento profissional e com valorização de seus serviços prestados, cria comprometimento nas suas ações.
Os temas abordados, propricia entender o sistema de uma organização, que caminha para a estrturaração estratégica. Foram levantados os pontos fortes e fracos, além é claro, das caracteristicas peculiares de cada processo, sejam essas: postivas ou negativas. Porém, é necessário complementar esse estudo, sobre a remuneração, que vem sendo uma ferramenta importantíssima para atrair e reter os melhroes talentos. E, ainda uma atenção para as leis Trabalhistas que fazem valer as obrigações direitos e deveres, de empresas e colaboradores.
[1] Na década de 30, o professor e estatístico americano Walter A Shewhart postulou em seus estudos a necessidade de que os administradores utilizassem o ciclo Scify-Product-Inspect, isto é Especificar, Fazer e Inspecionar. Um dos alunos de Shewharts, W.E.Deming, completou esse ciclo chamando de PDCA Plan (Planejar), DO (Fazer), Control(Controlar) e Action(Atuar Corretivamente)
[2] Henry Fayol. Administração Industrial e Geral. (São Paulo: Atlas, 1950)

Nenhum comentário: