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“Os analfabetos do próximo século não são aqueles que sabem
ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender,
reaprender e voltar a aprender.”
Alvin Toffler

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Gestão Balanced Scorecard - BSC

Gestão Balanced Scorecard
As medidas e indicadores afetam significativamente o comportamento das pessoas nas organizações. A idéia predominante é: p que se faz se pode medir. O que uma organização define como indicador é o que ela vai obter como resultado. (CHIAVENATO. 2006, p.457)

A ferramenta Balanced Scorecard, tem como objetivo obter o equilíbrio de uma organizacional como um todo e para que isso aconteça se estabelece quatro perspectivas básicas:
Financeira - retorno sobre o investimento e valor econômico agregado - ROI.
Do cliente - conquista, satisfação, retenção e participação de mercado.
Dos processos internos - qualidade, tempo de resposta, custo e lançamento de novos produtos.
Do aprendizado e crescimento - satisfação dos colaboradores e disponibilidade dos sistemas de informação.
O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de gerenciamento, que possibilita traduzir a missão e a estratégia de uma organização, num conjunto abrangente de medidas de desempenho, que serve de base, para um sistema de medição e gestão estratégica.
Balanced Scorecard leva o conjunto de objetivos das áreas ou unidades de negócios, além das medidas financeiras, destacando os processos mais críticos.
O Balanced Scorecard deve ser usado para articular a estratégia da empresa, para comunicar essa estratégia e para ajudar a alinhar iniciativas individuais, organizacionais e interdepartamentais, com a finalidade de alcançar uma meta comum. Portanto, deve ser utilizado como um sistema de comunicação, informação e aprendizado, não como um sistema de controle.
O Balanced Scorecard mede o desempenho organizacional sob quatro perspectivas equilibradas.

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