Seja Bem Vindo, ao blog RH e T&D

“Os analfabetos do próximo século não são aqueles que sabem
ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender,
reaprender e voltar a aprender.”
Alvin Toffler

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Educação Social

Falar sobre educação social, em meio a tantos problemas sociais, pode parecer menos importante. Na realidade, percebe-se que muitos dos problemas sociais, enfrentados pelas comunidades, sem distinção de classe social, esbarram, sem dúvida, em um único ponto: a educação.
Esta educação não se refere às disciplinas ensinadas nas instituições de ensino que, notoriamente, têm falhas, mas à educação oriunda do lar, ou seja, o conjunto de valores morais e sociais, os tabus, as expressões verbais e principalmente os valores éticos e religiosos. Este grupo de valores é testado a cada geração, e cada vez mais se dirigem rumo ao modernismo (ou, liberdade de expressão).
A perda dos mesmos (tanto na esfera social quanto na moral) e a falta generalizada de limites (que deveriam ser impostos e ensinados dentro do seio familiar) vêm ganhando espaço e implantando novos modelos comportamentais de educação, como a liberdade excessiva e desregrada. A falta de diálogo, a ausência da inteligência emocional, entre outros itens importantes, são algumas das causas que adoeceram a sociedade. O homem vem passando por uma etapa crítica em sua evolução que, na realidade cotidiana, tem mostrado que valores não são para serem esquecidos e sim aprimorados. Vive-se, portanto, uma época de reavaliações.

Nenhum comentário: